Especialidades

A maior experiência ocorre onde existe o maior número de casos e consequentemente é em caso de hemorróidas e fissuras anais que somos especialistas.

Para casos de hemorróidas nossa preferência e pela técnica do grampeador, que apesar de apresentar os mesmos benefícios das outras técnicas tem como grande vantagem apresentar muito pouca dor no pós operatório e levando a um retorno ao trabalho mais precoce, em torno de 5 a 7 dias.

Entretanto não dispensamos as técnicas como as cirurgias convencionais que vem sendo realizadas desde 1933 e nem a nova opção que é o thd. Todavia nossa experiência nos leva a utilizar a hemorroidectomia grampeada que nos parece ser a melhor opção terapêutica e onde temos uma expêriencia de cerca de 500 casos operados com uma taxa de dor menor que 5%.

Para a fissura anal que é uma ulcera isquêmica localizada geralmente na parte posterior do canal anal. O tratamento inicial é sempre pela manometria anorretal para verificarmos se a causa é realmente de um aumento das pressões anais. Confirmada a hipótese o tratamento inicial, por nós preconizado (não sendo verdade absoluta) é através de pomadas manipuladas, com duração do tratamento por cerca de 2 meses. Para casos onde não exista melhora indicamos a aplicação da toxina botulínica que tem excelentes resultados e que pode ser o tratamento inicial bem como a terceira opção que é a cirurgia onde um corte é realizado no musculo involuntário do anus , ou seja esfincter anal interno; é a técnica com maior índice de cura porém pode levar a quadro de perda de fezes e gases, explicando-se de tal forma ser esta nossa ultima opção terapêutica.

Outra área onde temos grande experiência é no diagnóstico e tratamento da incontinência fecal, onde iniciamos nosso conhecimento em 1989 na Universidade de Birmingham na Inglaterra, no Queen Elizabeth hospital, e por lá permanecemos até o final de 1991.

Através da manometria anorretal, e quando necessário com a ajuda da ultrassonografia endoanal 360 graus, podemos ter um acerto diagnóstico expressivo e a partir do conhecimento da causa temos obtido uma excelente taxa de melhora com reintegração destes pacientes na comunidade (ler mais em incontinência fecal).

Constipação intestinal 

Esta é outra área onde dispomos de grande conhecimento adquiridos como já citado na Inglaterra.

Através da manometria anorretal, do defecograma e do tempo de trânsito colônico, estes últimos realizados na Clínica Cura, sito à rua Brigadeiro Luiz Antonio, 4469 – telefone 3056-4707, conseguimos chegar com grande acurácia na causa ou causa da constipação. A partir desta podemos prosseguir com o tratamento. 

Para casos de contração paradoxal do puborretal o tratamento é o biofeedback.

Para rectocele o tratamento é o cirúrgico que pode ser realizado pelo períneo ou pela técnica por nos desenvolvida na faculdade com o uso do grampeador com a vantagem de provocar mínimas dores.

E para casos de trânsito colônico lento o tratamento é medicamentoso associado a terapia, podendo em caso muito excepcionais o tratamento cirúrgico ser indicado.

Cirurgia Laparoscópica

O Dr. Jorge também realiza cirurgias laparoscópicas de hérnia e cólon.