Condiloma Anal ou HPV

Escrito por Dr. Jorge Ortiz Postado em Perguntas Frequentes

O condiloma anal ou infecção pelo vírus HPV é uma doença sexualmente transmissível. É uma lesão verrucosa, de tamanho variado localizada principalmente no pênis e vagina, podendo também ocorrer no anus e na região bucal interna. Estas duas últimas devido a estes segmentos estarem relacionadas ao prazer sexual sendo a doença sexualmente transmissível mais comum e estando relacionada ao câncer de útero e ao câncer anal.

O Uso do Botox em Casos de Fissura Anal

Escrito por Dr. Jorge Ortiz Postado em Perguntas Frequentes

A fissura anal é uma úlcera elíptica localizada no ânus. É causada pelo esforço evacuatório em 80% dos casos e nos 20% restantes é causado por quadros de diarreia. É um quadro extremamente doloroso que piora durante o ato da evacuação, podendo a dor perdurar por até 2 horas após a evacuação, vindas geralmente acompanhadas por sangramento anal, que pode ser visualizado no vaso sanitário ou no papel higiênico. Em alguns casos, devido as fortes dores que surgem durante o ato da evacuação, o individuo pode se tornar constipado – ter intestino preso – pelo receio da dor que aparece durante o ato da defecação.

Como Prevenir as Hemorróidas

Escrito por Dr. Jorge Ortiz Postado em Prevenção

• Obedeça a vontade de evacuar. Não adie.
  • Coma mais fibras (existentes em frutas, verduras e cereais).
  • Pratique exercícios físicos.
  • Tome bastante líquido (no mínimo dois litros por dia).
  • Pesquise se há casos da doença na família, porque ela pode ser hereditária.

Mitos e Verdades Sobre Hemorróidas

Escrito por Dr. Jorge Ortiz Postado em Mitos e Verdades

Hemorroidas causam câncer
Falso. Elas não viram tumor. Isso é lenda.

Grávidas são mais propensas
Verdadeiro. E o risco aumenta nos últimos três meses, quando o útero está maior e a gestante tende a fazer menos esforço e exercícios físicos.

Sexo anal dá hemorroidas
Falso. Ele só pode causar fissuras na região, mas não chega a ser a causa do problema.

Prisão de ventre dá hemorroida
Verdadeiro. A constipação obriga a pessoa a fazer mais força ao evacuar e, assim, os vasos localizados no ânus dilatam demais.

O que é Hemorróida?

Escrito por Dr. Jorge Ortiz Postado em Perguntas Frequentes

Hemorroida (do grego antigo αἱμορροΐς (aimorrois), composto de αἷμα (aima) "sangue" e ῥέω (reo) "escorrer") é uma estrutura anatômica normal, o conjunto dos plexos venosos< anorretais, que são responsáveis por proteger o canal anal, ajudar a manter a continência fecal e realizar drenagem venosa da região.

Chamamos de doença hemorroidária a dilatação dessas veias, acompanhadas ou não de inflamação, hemorragia ou trombose. Estima-se que a incidência desta patologia na população geral seja inferior a 5%. A principal queixa relacionada à doença hemorroidária é o sangramento ocasional, ao redor das fezes, de sangue "vivo", com a presença ou não de mamilo observado à palpação. A presença de dor à evacuação é mais característica de fissura ou abcesso, mas também pode ocorrer na doença hemorroidária se houver inflamação ou trombose venosa.